Star Trek: Lower Decks - Primeiras impressões

(Imagens: Divulgação)
(Imagens: Divulgação)



Saudações, amigos! Tudo bem?

Enfim, saiu um dos lançamentos mais aguardados do ano da franquia Star Trek: a série animada Lower Decks, cujo primeiro episódio foi exibido na CBS na última quinta-feira (06/08).
A série ainda não tem oficialmente uma data de estreia aqui no Brasil, MAS... graças a uma pequena ajuda dos agentes da Seção 31, consegui ter acesso a esse episódio de estreia. E aqui vão as minhas impressões iniciais sobre a série.


E devo dizer, meus amigos... de todos os novos lançamentos da franquia, este é, de longe, o melhor deles. Não apenas por trazer uma linguagem nova para Star Trek, mas também, por conseguir preservar muitos elementos de séries anteriores, especialmente A Nova Geração: uniformes (não sei se tinha necessidade dessa faixa branca), efeitos sonoros, design de naves, entre outros fatores.

Visivelmente, um dos pontos fortes de Lower Decks é o humor escrachado. A começar pelo próprio nome da nave, a USS Cerritos - à primeira vista, achei que era o nome de um prato de culinária mexicana ou de algum salgadinho (risos), mas depois descobri que era o nome de uma pequena cidade no estado americano da Califórnia com cerca de 50 mil habitantes; segundo os autores da série, é uma cidade "pouco importante".
E em tese, a USS Cerritos presta um serviço à Frota Estelar considerado de pouca relevância: o chamado "segundo contato" (que, aliás, é o título do episódio de estreia).

E, se você está acostumado à toda compostura dos oficiais da Frota Estelar vista em outras séries, esqueça: você não vai ver NADA disso em Lower Decks. Boa parte dos personagens ali se demonstra bem despreocupada - logo de cara, vemos por exemplo a alferes Mariner enchendo a cara de uísque romulano; isso sem falar do primeiro-oficial da nave, que ignora os procedimentos padrão e convida um colega pra tomar aquela breja gelada.
O único que possui algum senso de dever naquela nave é o alferes Boimler, que sempre está se preocupando com regras e procedimentos...

Aliás, pelo que deu pra notar, um dos pontos centrais da trama de Lower Decks será justamente o conflito entre o certinho Boimler e a espevitada Mariner - claramente, os dois possuem personalidades e temperamentos completamente opostos: ele, como já mencionado, preocupa-se em seguir à risca os regulamentos da Frota, enquanto ela, por outro lado, demonstra não estar nem aí.
Um outro detalhe são as situações completamente inusitadas, como o alferes Rutherford flertando com uma colega trill em meio a uma confusão generalizada na nave - pra mim, esse foi um dos momentos mais hilários desse primeiro episódio - com certeza, situações como essa não irão faltar ao longo da série.

Lower Decks está só no começo. Mas pelo que deu pra ver, chegou com tudo.
Este primeiro episódio me agradou em cheio - você mal sente o episódio passar: quando você se dá conta, ele chega ao fim.
Além de prender a atenção, o enredo é muito divertido - em tempos como o que estamos vivendo agora, com pandemia rolando solta e tudo o mais, sem dúvida é uma excelente pedida.
Como fã de Star Trek e como fã de animações de um modo geral, eu gostei muito de Lower Decks. Sem dúvida, é uma série que vale a pena.



Lower Decks irá ao ar todas as quintas-feiras, no CBS All Access - nesta quinta (13), já teremos um novo episódio no ar!
O que você achou do episódio de estreia? Deixe seu comentário!

Até a próxima. Vida longa e próspera!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco do que foi a StarCon 2019

Personagens de 'Frontier' #1 - Daniele "Dan" Nardelli

Capítulo 6 - PROJETO FRONTIER