Personagens de 'Frontier' #4 - Eugene Okonwa



Saudações, amigos! Tudo bem?

Enfim, voltando a atualizar o blog - ao menos, enquanto o novo capítulo da fanfic ainda não sai, mas já está em fase de conclusão. Enquanto isso, vocês podem conferir os capítulos anteriores na aba capítulos deste blog.
Hoje trago mais um personagem de Frontier para vocês. Anteriormente, apresentei os três personagens principais da trama: o capitão Nardelli, a comandante Hong e o doutor Lester.
A partir daqui, vou apresentar alguns personagens que terão um papel mais secundário - eles não aparecem tanto durante a trama, mas também têm uma participação importante.
Um deles é o nosso personagem de hoje, o engenheiro-chefe da Frontier, tenente-comandante Eugene Okonwa.

Eugene Okonwa

Local de Nascimento: Lagos, Nigéria, Terra
Patente da Frota Estelar: Tenente-Comandante
Posto na USS Frontier: Engenheiro-chefe
Habilidades: Engenharia Mecânica, Sistemas Eletrônicos

Eugene Okonwa é um engenheiro renomado dentro da Frota Estelar.
Nasceu e cresceu na Nigéria, e se alistou na Frota ainda muito jovem.
Sempre teve um grande fascínio por máquinas e mecanismos complexos, e esteve diretamente envolvido na construção e concepção da USS Frontier – por esta razão, conhece bem todos os mecanismos e sistemas da nave, desde um simples parafuso até os sensores e  condutores de antimatéria.
Por todas estas qualidades, foi recomendado pelo Comando da Frota Estelar ao capitão Dan Nardelli.
Na hierarquia da tripulação da Frontier, é o terceiro em comando, estando abaixo do capitão e da comandante Hong.

Comentários do Autor

Toda nave estelar precisa de alguém que cuide de sua manutenção e zele pelo seu bom funcionamento - a engenharia é uma das partes fundamentais de todas as naves da Frota Estelar. Aliás, é com certeza a parte mais importante, afinal, como uma nave pode voar pelo espaço em velocidade de dobra sem que seus sistemas de propulsão estejam em perfeitas condições, não é mesmo?
Montgomery Scott (de TOS), interpretado por James Doohan:
um dos grandes engenheiros da Frota Estelar (foto: Divulgação)
Em todas as séries de Star Trek há personagens que cuidam desta função primordial, e também são marcantes dentro da franquia: Scotty em TOS, Geordi La Forge em TNG, Miles O'Brien em Deep Space Nine, B'Elanna Torres em Voyager (diga-se de passagem, a primeira mulher engenheira-chefe em uma série da franquia), Trip Tucker em Enterprise, e por aí vai.
Em Frontier, evidentemente, não podia ser diferente - como em todas as outras séries, a nave ia precisar de um chefe de engenharia.

Tenho que admitir que não pensei muito para criar a base de Eugene Okonwa. Apenas observei - como ainda observo - os engenheiros das séries clássicas e peguei algumas características deles, e acrescentei algumas coisas.
Uma das principais características de Star Trek é a valorização da diversidade - inclusive, farei uma postagem falando a respeito mais adiante - dentro das tripulações, todas as raças, etnias, culturas estão representadas, sejam elas da Terra ou não. E em praticamente todas as séries, há personagens negros: Uhura (TOS), La Forge (TNG), Sisko (DS9), Mayweather (Enterprise)... todos eles com funções distintas, desde comunicações até comando e mesmo engenharia.
Chadwick Boseman em Pantera Negra: uma das bases de Okonwa
(foto: Divulgação)
Quando comecei a conceber a tripulação da Frontier, esse foi um dos detalhes que me veio à mente: a tripulação vai precisar de um personagem negro. E a primeira imagem que me veio à cabeça era a de alguém que fizesse o estilo do Chadwick Boseman em Pantera Negra, um filme de muito sucesso da Marvel que inclusive faturou algumas estatuetas do Oscar em 2019.
Ou seja: um personagem africano, com porte, sotaque e tudo, que estivesse à frente de uma função vital da nave.
Também estou buscando mais informações sobre conceitos de dobra, funcionamento dos motores das naves e tudo o mais - eu admito, engenharia não é meu forte! - para dar ao personagem mais consistência na trama.

No geral, é um personagem do qual eu gosto bastante, e vou tentar dar mais elaboração e visibilidade a ele nos próximos capítulos da fic.

Por hoje é só. Espero que tenham gostado deste personagem.
E o capítulo 5 de Frontier já está a caminho - continuem ligados aqui no blog.

Até a próxima. Vida longa e próspera!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[TEMPORADA 2] Capítulo 4 - PLANETA PROIBIDO

Capítulo 1 - VIAGEM INAUGURAL

[TEMPORADA 2] Capítulo 3 - DECISÕES DE COMANDO