Um tributo a Leonard Nimoy

(foto: Matt Sayles/AP)

Há exatos quatro anos, um dos maiores ícones do universo Star Trek nos deixava.
Estou falando de ninguém menos que o grande Leonard Nimoy, intérprete de um dos personagens mais marcantes e carismáticos da franquia: o sr. Spock.
Star Trek/Jornada Nas Estrelas é de longe o trabalho mais conhecido de Nimoy; no entanto, ele também atuou em outras áreas, como a poesia e a fotografia.
Em uma data como esta, creio que vale a pena relembrarmos um pouco desta grande figura que foi Leonard Nimoy.


Leonard Simon Nimoy nasceu em 26 de março de 1931 em Boston (EUA). Filho de imigrantes da Ucrânia, começou a atuar bem cedo, aos oito anos de idade.
Ao completar dezoito anos, mudou-se para Los Angeles no intuito de alavancar a carreira profissional. Começou fazendo pequenos papéis em filmes e séries (como Bonanza, por exemplo) e ainda chegou a atuar com DeForest Kelley em The Virginian (1963) e com William Shatner em um episódio de O Agente da U.N.C.L.E (1964), antes mesmo de formar com eles o icônico trio de Star Trek: The Original Series.
Leonard Nimoy como Spock: o papel que marcou sua carreira
(foto: Divulgação)

Em 1966, Nimoy atuou pela primeira vez como Spock no episódio-piloto de TOS "A Jaula" ("The Cage"). A partir daí, Nimoy e o personagem não se separaram mais: o ator interpretou Spock não apenas nas três temporadas da série clássica, como também fazendo a voz do personagem na série animada (1973-1974) e repetindo-o nos seis filmes, entre 1979 e 1991.
Aliás, dois dos filmes com o elenco da série clássica foram dirigidos por Leonard Nimoy: À Procura de Spock (1984) e A Volta Para Casa (1986) - este último, diga-se de passagem, é um dos meus favoritos entre os seis.
Nimoy também fez uma participação especial como Spock em dois episódios de A Nova Geração (Star Trek: The Next Generation); e ainda participou de dois filmes recentes, Star Trek (2009) e Além da Escuridão: Star Trek (2013 - esta foi a última vez que Nimoy interpretou o personagem).

Durante sua atuação na série clássica, Nimoy recebeu três indicações ao Emmy. Não era pra menos: grande parte do carisma do personagem, claro, se deve muito à sua atuação.
Sem falar das marcas registradas do personagem - o cumprimento vulcano e a expressão "Vida longa e próspera"; ambas foram criadas pelo próprio Nimoy, a partir de símbolos judaicos (vale ressaltar que a família de Nimoy era judia), como ele mesmo revela em um vídeo publicado em 2006, que pode ser visto aqui.

Além de Star Trek, Leonard Nimoy também atuou em duas temporadas de Missão Impossível e fez participações em outras séries, como Columbo (1973) e Fringe (2012), além de participar de diversos filmes produzidos para TV.
Também atuou no teatro e emprestando sua voz a personagens de produções animadas e de jogos.

(foto: Divulgação)
Nimoy ainda atuou na música: lançou cinco álbuns entre 1967 e 1970, ainda durante a produção de TOS; como escritor, com dois volumes de sua autobiografia: I Am Not Spock (1975), onde tenta dissociar sua imagem da do personagem, e I Am Spock (1995), lançado vinte anos depois, onde Nimoy reconhece a importância que o personagem teve em sua carreira - além de sete livros de poesia, publicados entre 1973 e 2002; e também na fotografia, sendo Shekinah (2002) um de seus ensaios mais marcantes - a obra fotográfica de Leonard Nimoy pode ser conferida aqui.

Leonard Nimoy faleceu em 27 de fevereiro de 2015 em Los Angeles, aos 83 anos de idade. A causa da morte foi uma doença obstrutiva pulmonar crônica, adquirida em decorrência de anos de tabagismo. Era casado pela segunda vez e deixou dois filhos.
Deixou também um legado gigantesco e inestimável, não só para os trekkers, como para os fãs de cultura pop de um modo geral.
A lembrança de sua caracterização e atuação em Star Trek é algo que sempre levaremos em nossa memória e em nossos corações.

Vida longa e próspera, Leonard! Obrigado por tudo!

Nimoy (à dir) com o elenco da série clássica
(foto: Divulgação)


(Fontes: Wikipedia, Site Oficial)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco do que foi a StarCon 2019

Personagens de 'Frontier' #1 - Daniele "Dan" Nardelli

Capítulo 6 - PROJETO FRONTIER