Personagens de 'Frontier' #1 - Daniele "Dan" Nardelli



Saudações, amigos! Tudo bem?

Acredito que todos já tenham lido o primeiro capítulo de Frontier, publicado há alguns dias atrás.
A partir deste post, vou apresentar o perfil de cada um dos personagens da trama, para que vocês os conheçam melhor - alguns detalhes do enredo podem aparecer nos textos, mas estes serão apresentados de forma mais detalhada nos próximos capítulos da fanfic.
Após a explicação de cada personagem, vou trazer também uma espécie de making-of de cada um: quais as bases, as ideias, as inspirações, etc... enfim, mostrarei como fui montando e elaborando cada um dos personagens.
Nesta primeira postagem, apresentarei um dos protagonistas da fic, o capitão da Frontier, Daniele Nardelli - ou, como vocês preferirem, simplesmente Dan Nardelli.


Daniele "Dan" Nardelli

Local de Nascimento: Toscana, Itália, Terra
Patente da Frota Estelar: Capitão
Posto na USS Frontier:
Capitão
Habilidades:
Comando, Diplomacia, Pilotagem, Armas, Ciência

Daniele Nardelli nasceu em uma pequena vila na Toscana, norte da Itália, onde viveu até os 12 anos de idade. De lá, mudou-se com a família para Nova Jersey, onde cresceu entre os estudos e os afazeres na loja de massas de seu pai.
Quando Dan terminou o colégio, seu pai queria que ele fosse estudar contabilidade em Harvard – mas Dan contrariou esta ideia e se alistou na Frota Estelar, passando a viver em São Francisco.
Na Academia da Frota, desenvolveu uma certa proximidade com o embaixador vulcano Sarek, que foi um de seus orientadores – além de conhecer dois de seus grandes amigos, o aspirante a médico Jonas Lester e a cadete Seul-gi Hong, que, alguns anos adiante, seriam incorporados à tripulação da Frontier
como oficial médico-chefe e primeira-oficial, respectivamente.

Assim que concluiu seu treinamento na academia, Dan foi designado a diversas naves da Frota ao longo dos anos, destacando-se e chamando a atenção de seus superiores.
Após a bem-sucedida missão de cinco anos da Enterprise
, capitaneada por James Kirk, várias outras missões de exploração foram lançadas pela Frota Estelar em um período de sete anos – observando o talento e as empreitadas corajosas e audaciosas de Dan nas naves onde ele serviu, o Comando da Frota compreendeu que era a hora dele liderar uma dessas missões em sua própria nave; foi quando ele foi designado para ser o capitão da recém-construída USS Frontier, uma moderna nave de classe Crossfield.

Dan é um capitão que possui uma liderança nata. Inspira a todos em sua volta e, fiel aos princípios da Frota Estelar, se importa muito com sua tripulação - sua grande inspiração dentro da Frota é James Kirk, de quem é um grande admirador.
Tem uma atenção especial para com todos os seus subordinados, mas possui um grau de proximidade maior com o doutor Lester, seu melhor amigo, e com sua primeira-oficial, a comandante Hong – esta, aliás, possui uma atenção toda especial por parte do capitão...


O embaixador vulcano Sarek: papel importante na formação de Dan
(foto: Divulgação)

Comentários do Autor

Não tive uma base muito específica para criar este personagem. Toda história - ou pelo menos a maioria delas - tem que ter um protagonista, um personagem principal, alguém em quem a história gire em torno e se desenvolva.
E com Frontier não poderia ser diferente - neste caso, preferi seguir o padrão da maioria das séries de Star Trek, inclusive da série clássica: usar como ponto central um capitão da Frota Estelar.
Vendo as séries, é possível observar alguns pontos em comum entre os capitães: coragem, determinação, uma boa relação com os subordinados (só o Picard que eu achei meio rabugento no começo... mas ele deve ir mudando aos poucos, ainda estou no começo de TNG), e além de tudo isto, um forte instinto de curiosidade e de exploração.
Mas estou sempre me perguntando: o que mais é preciso para ser um grande capitão da Frota Estelar? Acredito que vou descobrir as respostas à medida em que eu for assistindo as outras séries (a única que assisti inteira até agora foi The Original Series) - e vou incorporar isto ao personagem à medida que a fanfic for avançando.

Já ouvi dizer por aí que todo protagonista de livros, séries, filmes, etc, sempre tem um pouco do autor, do seu criador. Acho que posso afirmar que isso acontece no caso do capitão Nardelli - a começar da nacionalidade do personagem: ele é italiano, e uma parte da minha família descende de italianos (o próprio nome do personagem já diz: 'Daniele' é a grafia italiana para 'Daniel'); sempre o retrato com o cabelo bem curto, e eu também prefiro o meu cabelo mais curto; e por aí vai.
Uns dias atrás, fiz uma gravação com um amigo meu que é artista, e ele costuma falar bastante sobre "projeções mentais"... e penso comigo mesmo: talvez o Dan nada mais seja do que uma projeção de mim mesmo dentro do universo de Star Trek...

O capitão James Kirk: acredito que Dan deva ter
alguns  pontos em comum com ele... (foto: Divulgação)
Comparando a outros capitães da Frota, eu diria que Nardelli tem algumas características do capitão Kirk - o próprio Dan tem uma grande admiração por ele, como fica claro em algumas passagens do primeiro capítulo de Frontier.
Kirk, aliás, é um dos meus personagens favoritos de Star Trek, de um modo geral - e dentre os capitães, é o que eu mais gosto.
A única coisa é que o Dan não é mulherengo que nem o capitão da Enterprise... (fala sério, o cara deve ter deixado uma namorada em cada canto da galáxia! Quem viu a série original sabe...)
Bom, quanto a isso, a trama de Frontier é que vai dizer - se bem que, quem leu o primeiro capítulo com atenção já deve suspeitar qual é a do capitão...

Sobre a relação de Dan com Sarek, este também é um tópico que será abordado na trama mais adiante - a única coisa que posso adiantar é que ele teve um papel importante na formação de Dan na Frota.
Particularmente, é um personagem que eu gosto muito - aliás, os personagens vulcanos de Star Trek me chamam bastante a atenção, e gosto bastante deles - em especial a participação dele em Discovery. O ator James Frain se encaixou muito bem no papel.

É isso, pessoal. Espero que tenham curtido este texto - deixem suas opiniões nos comentários!
Nos próximos dias, postarei o segundo capítulo da fanfic, e em breve postarei também um novo perfil de personagem. Fiquem ligados aqui no blog!

Até a próxima. Vida longa e próspera!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1 - VIAGEM INAUGURAL

Capítulo 2 - BATISMO DE FOGO

Apresentação